PARE de agradar os outros

PARE de agradar – quando olhamos demais para os outros à procura de respostas, podemos perder a nossa própria sabedoria.

 

Não há nada de errado em ser gentil com os outros, na verdade é uma característica muito valiosa. Mas também pode ser algo que fazemos para evitar “desiludir” os outros ou criar “pressão” para viver de acordo com uma imagem social ideal.
Agradar os outros é uma ótima forma de evitar conflitos, mas, a longo prazo, vai sentir-se esgotada/o e infeliz. É difícil ser fiel a si mesmo quando está sempre a mudar as suas ações e/ou palavras com base nas expetativas dos outros. 
As opiniões dos outros têm a importância que cada um de nós decide dar, é importante saber filtrar o que considera útil para a sua vida e o que não deve aproveitar. Para o nosso bem estar, não devemos estar bloqueados ou agir em função dos outros.
PARE de agradar os outros

Partilho algumas estratégias que poderão ser úteis

Refletir.
Perceba o porque de ser tão importante para si a opinião dos outros. Sente receio de ser rejeitado/a? Medo de ser julgada/o? Sente-se insegura/o? Necessita da aprovação?
A reflexão permite desenvolver o seu autoconhecimento e tornar consciente o seu receio. Só assim é possível perceber o que necessita de ajustar e melhorar.
Não controla a opinião dos outros.
Por muito que se esforce para agir consoante o padrão socialmente aceite e agradar terceiros, será sempre alvo de opinião. Por isso, não canalize a sua energia para algo que não tem o poder de controlar.
Não considere a opinião dos outros a verdade absoluta.
O que os outros pensam são apenas opiniões que não significam que são a verdade absoluta sobre si, ou sobre o que deve fazer. Crie as suas referências, construa as suas opiniões, toma as rédeas de como usar a opinião dos outros a seu favor.
Ser gentil não significa que tem de agradar a todos.
Seja educada e gentil com os outros, mas assertiva no momento de afirmar a sua opinião. Faça o que considera correto, seja congruente com os seus desejos, objetivos e valores independentemente da opinião alheia.
Saiba ouvir a crítica.
As criticas fazem parte da vivência em sociedade, o facto de alguém não apreciar o que fez não quer dizer que não gosta de si. As criticas construtivas, são oportunidade para evoluir e aprender.
Aprenda a dizer "Não".
Às vezes, agradar as pessoas pode tornar-se um hábito profundamente enraizado. Não há problema em colocar-se em primeiro lugar e dizer "não" se alguém lhe pedir algo que não quer fazer. A parte mais importante disso é lembrar a si mesmo que dizer "não", não é egoísmo - é cuidar de si mesmo.
Defina limites saudáveis.
Os limites funcionam como regras, determinam o que está disposta/o e o que não está disposta/o a tolerar, descrevem como quer que as pessoas a/o tratem, garantindo um senso de respeito mútuo. Para além disso, os limites respeitam as suas necessidades de autocuidado e integridade pessoal.
No final, a opinião mais importante é a sua.
Escolha agradar a si mesmo. 

 

Cuide de si com amor
Catarina Meireles

 

Deixar um comentário:

O seu email não será publicado.

Site Footer