Mente Consciente

A saúde mental é essencial para que as pessoas sejam saudáveis e consigam enfrentar os desafios da vida.

Mente Consciente

A Mente Consciente, nasce em outubro de 2021, fundada pela Dra. Catarina Meireles.

Mente Consciente – Gabinete de Psicologia, pretende promover a saúde mental na comunidade. Tem como missão consciencializar o cuidado da saúde mental, motivando e facilitando a acessibilidade à terapia.

A Mente Consciente dispõe de consultas de Psicologia que abrange diferentes faixas etárias, garantindo uma resposta terapêutica adequada à problemática e necessidade da pessoa.

No nosso espaço, poderá usufruir de ações formativas disponíveis e adequadas a todos, porque acreditamos que “conhecimento é poder”.

Cuidar da saúde mental é cuidar das suas emoções e sentimentos, é cicatrizar as feridas invisíveis, é  desenvolver ferramentas para enfrentar os desafios da vida, é equilibrar a mente e ganhar qualidade de vida. Cuide de si com amor.

Experiência Profissional

Drª Catarina Meireles

Psicóloga Clínica e da Saúde (CP. 23528)

Licenciada em Psicologia, Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pelo ISMAI

Pós- Graduação em Terapias de Terceira Geração pelo CRIAP

Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) pelo IEFP.

Experiência Profissional

Drª Sara Freitas

Psicóloga Clínica e da Saúde (CP. 23525)

Licenciada em Psicologia e Mestre em Psicologia Clínica e da Saúde pela FPCEUP.

Certificado de Competências Pedagógicas (CCP) pelo IEFP.

Experiência Profissional

Drª Andreia Lopes

Nutricionista (CP. 3742N)

Licenciada em Ciências da Nutrição pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto.

Os Nossos Serviços

Serviços Disponibilizados

Na Mente Consciente disponibilizamos atendimento presencial e/ou on-line para atender às suas necessidades e proporcionar uma maior flexibilidade. A consulta de psicologia para adultos tem a duração de 60 minutos, realizadas por profissionais qualificados.

Consulta de Psicologia Adultos

O acompanhamento psicológico para adultos, tem como foco a promoção do bem-estar e o desenvolvimento de uma vida equilibrada e consciente. Disponibilizamos suporte especializado para diversas patologias através da partilha de estratégias específicas para lidar com os desafios da vida. A consulta de psicologia para adultos permite a melhoria do autoconhecimento, autoestima e autoconfiança através da reflexão e desconstrução adquire novas perceções significativas sobre si e as suas experiências, o que permite uma transformação pessoal positiva. Ao investir na sua saúde mental, escolhe melhorar a sua qualidade de vida.

Acompanhamento psicológico para adolescentes disponibiliza a abertura/suporte para a exploração de pensamentos, emoções e desafios específicos da fase de vida. As consultas de psicologia previnem o agravamento de problemas emocionais e comportamentais, contribuído para uma transição equilibrada para a vida adulta. Conscientes da complexidade da fase de desenvolvimento, sugerimos em determinados momentos o envolvimento/participação ativa dos pais/educadores de forma a melhorar a comunicação, fortalecer laços familiares e a apoiar de forma abrangente.

O acompanhamento psicológico para crianças visa fornecer suporte emocional e promover o desenvolvimento saudável. As consultas de psicologia auxiliam as crianças e respetivas famílias/educadores a lidar com questões como: ansiedade, fobias, dificuldades escolares, problemas de comportamento, traumas, luto, problemas familiares, entre outras. Para além do acompanhamento das crianças é disponibilizado suporte aos pais/educadores, fornecendo orientações e estratégias específicas para ajudar a criança.

Na Mente Consciente, providenciámos o apoio adequado para um desenvolvimento emocional equilibrado e saudável.

Na Mente Consciente disponibilizamos atendimento presencial e/ou on-line para atender às suas necessidades e proporcionar uma maior flexibilidade. A consulta de nutrição tem a duração de aproximadamente 45 a 60 minutos, é utilizada uma abordagem personalizada em relação à alimentação e nutrição.

O projeto Empresa Consciente é uma iniciativa promissora que visa a promover o bem-estar emocional dos colaboradores, ao mesmo tempo que contribui para o sucesso e o desenvolvimento produtivo e sustentável das organizações.

Através do projeto Empresa Consciente, a organização poderá usufruir de suporte psicológico contínuo e ações de formação que permitem o desenvolvimento pessoal e grupal dos colaboradores.

Acreditamos firmemente que investir na saúde mental dos seus colaborares é investir na saúde da sua empresa.

O projeto Formação Consciente visa a promoção da consciencialização para a saúde mental. Disponibilizamos formações especializadas abertas ao público em geral.

Acreditamos que o conhecimento é uma ferramenta poderosa para enfrentar os desafios e desenvolver o bem-estar emocional.

Os Nossos Serviços

Áreas de Intervenção

A Depressão é uma perturbação de humor, caracterizada pela angústia, tristeza profunda, pensamentos negativos recorrentes, perda de interesse pela vida assim como mau estar físico generalizado.

Sintomas mais comuns da Perturbação Depressiva:

1. Alterações do sono

2. Diminuição da energia

3. Choro fácil

4. Irritabilidade

5. Sentimentos de culpa/inutilidade

6. Dificuldade de concentração

7. Pensamentos suicidas

8. Agitação/retardo motor

9. Ganha/perda acentuada de peso

10. Humor deprimido

11. Perda de interesse/prazer

Existem tratamentos eficazes para a Perturbação Depressiva, como o tratamento psicológico e/ou tratamento farmacológico. O tratamento psicológico poderá ser feito através da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), terapia com maior relevância ao nível da eficácia no tratamento da Depressão e também a mais investigada ao longo do tempo.

O tratamento farmacológico (mais usado em Portugal) através de antidepressivos que atuam como inibidores seletivos, devem ser usados tendo em consideração os efeitos secundários (alteração do pensamento/capacidade de raciocínio reduzida). A medicação atua exclusivamente nos sintomas Depressivos, o tratamento psicológico atua na causa da Depressão. Em caso de necessidade do tratamento medicamentoso é aconselhado o tratamento psicológico em simultâneo – para resultados mais eficazes e diminuição dos efeitos secundários.

Se está a atravessar um momento em que se sente deprimido, não hesite, procure ajuda profissional.  

O processo de luto é uma experiência única e individual, na qual cada pessoa lida com a perda de formas diferentes. É um momento de profunda tristeza, dor emocional e uma fase que exige uma adaptação/ajuste para reconstruir a vida.

 

Principais sintomas

  • Humor deprimido
  • Sensação de choque/negação
  • Raiva e culpa
  • Ansiedade e preocupação
  • Sentimentos de vazio
  • Fadiga
  • Alterações no sono
  • Mudanças de apetite
  • Isolamento social
  • Oscilações de humor

 

Se está a viver um processo de luto ou conhece alguém, saiba que não está sozinha/o. É essencial procurar apoio emocional durante este período para lidar com os sintomas de uma forma saudável e equilibrada, a fim de prevenir um processo de luto complicado.

O impacto emocional da perda gestacional poder ser profundo e duradouro, afetando a mulher, casal e até mesmo a família. O luto gestacional processo ambíguo, pode gerar sentimentos diversos e complexos relacionados com a relação prematura com o bebé, expetativas e planos para o futuro.

Principais sintomas associados à perda gestacional

  • Tristeza intensa e profunda
  • Angústia e ansiedade
  • Culpa e autodepreciação
  • Raiva e ressentimento
  • Sentimentos de vazio
  • Alterações no sono e no apetite
  • Isolamento e dificuldade em lidar com outras gestações
  • Dificuldade de concentração e memória
  • Alterações do humor

O luto gestacional muitas vezes é uma experiência solitária, nem sempre compreendido ou reconhecido pela sociedade em geral. A procura de apoio emocional é muito importante, seja através de terapia individual e/ou grupos de suporte.

As perturbações alimentares afetam a saúde física, emocional e psicológica sendo crucial um tratamento multidisciplinar especializado. A terapia poderá ter uma abordagem individual ou em grupo, promovendo a identificação dos padrões de pensamento, crenças distorcidas e comportamentos prejudiciais relacionados com a alimentação.

Tipos de perturbações alimentares

Anorexia Nervosa: restrição persistente da ingestão alimentar, resultando num peso corporal significativamente baixo. Intensa e persistente preocupação com o peso corporal através medo intenso de ganhar peso ou comportamentos que interferem no ganho de peso, e uma distorção da imagem corporal.

Bulimia Nervosa: episódios recorrentes de compulsão alimentar, a pessoa ingere grandes quantidade de comida num período limitado de tempo, acompanhados por uma sensação de perda de controlo. Para evitar o ganho de peso, existem comportamentos compensatórios inapropriados como vómitos autoinduzidos, uso de laxantes, exercícios físicos excessivos ou jejum.

Compulsão Alimentar: episódios recorrentes de compulsão alimentar, sem presença de comportamentos compensatórios frequentes. A compulsão alimentar esta associado a sentimentos de vergonha, culpa e desconforto físico após a ingestão excessiva de alimentos.

Se reconhece algum destes sintomas, procure apoio psicológico.

As perturbações de eliminação afetam crianças, com dificuldades persistentes no controlo de esfíncteres, ou seja, na eliminação adequada de urina e/ou fezes.

Principais perturbações de eliminação

Enurese: eliminação involuntário de urina durante o dia ou a noite, ocorrendo numa idade em que se espera qua criança já tenha adquirido o controlo da bexiga. A enurese pode ser monossintomátia (apenas enurese) ou polissintomática (acompanhada por outros problemas emocionais ou comportamentais).

Encroprese: eliminação involuntária e repetida de fezes, após a idade esperada para o controlo intestinal. A encroprese pode ser primária, a criança nunca adquiriu o controlo intestinal ou secundário, a criança já adquiriu o controlo, mas voltou a apresentar problemas.

 

As perturbações do comportamento afetam principalmente crianças e adolescentes, são caracterizadas por padrões de comportamento desafiador, desobediente, impulsivo ou agressivo, além do que é considerado adequado para a idade e o contexto.

Principais perturbações do comportamento:

Perturbação desafiadora de oposição: comportamentos persistentes, desafio, desobediência e hostilidade em relação a figuras de autoridade. A criança/adolescente pode ter dificuldade em seguir regras e apresentar conflitos frequentes com adultos.

Perturbação de Déficit de atenção/hiperatividade: envolve dificuldades comportamentais, como impulsividade, dificuldade em seguir regras e autorregulação inadequada do comportamento.

O Coaching Psicológico é um processo que auxilia a pessoa a alcançar objetivos pessoais, profissionais e emocionais. Permite a melhoria do desempenho, promove o crescimento pessoal e facilita a mudança positiva.

Através das sessões de coaching psicológico a pessoa é capacitada a tomar ações efetivas para alcançar uma vida mais gratificante e significativa. São utilizadas diversas técnicas e estratégias especificas para promover a mudança e o crescimento pessoal como: questionamentos reflexivos, estabelecimento de metas, identificação de obstáculos, desenvolvimento de planos de ação e monitoramento do progresso. Será auxiliado na identificação e desconstrução dos padrões limitantes, na construção de competências de resolução de problemas, na melhoria da autoconfiança/autoestima e na promoção de um mindset positivo.

A terapia de casal proporciona a melhoria da comunicação, resolução de conflitos e a promoção de um vínculo seguro e equilibrado. A sessão tem a duração de 90 minutos, a psicóloga atua como facilitadora, auxiliando o casal a explorar questões, expressar preocupações/sentimentos e compreender as perspetivas/expetativas um do outro.

A terapia de casal explora diversos desafios que o casal poderá estar a vivenciar, nomeadamente: problemas de comunicação, falta de intimidade, gestão financeiro, infidelidade, entre outras, promovendo estratégias eficazes para desenvolver mudanças positivas.

A orientação vocacional é um processo que visa auxiliar na escolha e no desenvolvimento de uma carreira profissional que seja adequada às suas habilidades, interesses, valores e personalidade. Procura ajudar na tomada de decisões informadas e satisfatórias em relação ao percurso profissional. O objetivo é disponibilizar formação e informação apropriada para que possa tomar decisões conscientes e realistas em relação à escolha profissional.

O aconselhamento parental é um processo de parceria com os pais para oferecer suporte emocional, orientação e estratégias eficazes para lidar com questões especificas que possam surgir na relação com os filhos. O objetivo é permitir o desenvolvimento de práticas parentais positivas e saudáveis, promovendo o bem-estar emocional e o crescimento saudável das crianças.

Ao promover um ambiente familiar saudável e de apoio, contribui para o desenvolvimento positivo das crianças e do futuro da nossa sociedade.

Consultas de Psicologia
Clínica e da Saúde

Mente Consciente

Contactos

Email: geral@menteconsciente.pt

Tel: (351) 939 349 986