Depressão. Sinto que este tema está bastante banalizado, o que considero perigoso. Facilmente se atribuí significados à depressão que a estigmatizam e que na maioria das vezes inibem as pessoas de se expressarem e pedirem ajuda.
Temos algum receio do que não conseguimos ver, do que não é palpável. A doença mental/problemas emocionais padecem dessas crenças. Durante muitos e muitos anos, a doença mental era “justificada” por poderes do além e por forças malignas. Sei que ainda hoje, muitas são as crenças relacionadas com as teorias paranormais que fazem com que as pessoas procurem ajuda em todo o tipo de serviço exceto a ajuda profissional e especializada como psiquiatras e/ou psicólogos.
Na atualidade, felizmente, temos muita informação e investigação que nos permite perceber e contextualizar a Perturbação Depressiva e por sua vez tratamentos adequados, que mudam a vida das pessoas. A Depressão é uma perturbação de humor, caracterizada pela angustia, tristeza profunda, pensamentos negativos recorrentes, perda de interesse pela vida assim como mau estar físico generalizado.
Todos em algum momentos já experienciamos estes sintomas, por exemplo quando perdemos alguém significativo na nossa vida, estes sintomas surgem como uma reação normal face ao acontecimento. No caso da Depressão pode ocorrer/desenvolver sem causa aparente e distingue-se pela sua persistência no tempo e intensidade dos sintomas. Nestes casos, a ajuda especializada é crucial.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS) a Depressão é a doença com maior incidência no mundo, sendo considerada como a principal causa de incapacidade das pessoas assim como a segunda principal causa de morte (por suicídio). Penso que é informação mais que suficiente, para tomarmos consciência sobre a importância da prevenção da saúde mental.
Como já referi, felizmente e dada a imensa investigação feita sobre a Perturbação Depressiva, existem tratamentos eficazes, infelizmente continuam a não estar disponíveis para todos. Como se a doença mental/problemas emocionais, fosse algo elitista/só para alguns, sabem? Na minha opinião, os grandes obstáculos para o tratamento da doença depressiva, são os fracos recursos humanos (ausência de psicólogos) no sistema de saúde público que proporciona diagnósticos tardios, desadequados e tratamentos desnecessários para a doença. Assim como, as crenças que culturalmente adquirimos relacionada com a saúde mental, que inibe frequentemente as pessoas de procurem ajuda atempadamente.
Quais os sintomas da Perturbação Depressiva?
-
Alteração do sono
-
Diminuição da energia
-
Choro fácil
-
Irritabilidade
-
Sentimentos de culpa/inutilidade
-
Dificuldades de concentração
-
Pensamentos suicidas
-
Agitação/retardo motor
-
Ganha/perda acentuada de peso
-
Humor deprimido
-
Perda de interesse/prazer
Os sintomas persistem durante parte do dia e quase todos os dias, por um período de pelo menos seis meses. A Perturbação Depressiva, requer uma avaliação psicológica (feita por profissionais especializados) para um tratamento adequado ás necessidades da pessoa.
A depressão combinada um conjunto de fatores sociais, psicológicos e biológicos. Poderá surgir da vivência de experiências adversas (por exemplo, luto/trauma) ou doenças físicas, por exemplo doenças cardiovascular podem propiciar um transtorno depressivo ou vice versa.
Qual o melhor tratamento para a Depressão?
Existem tratamento eficazes para a Perturbação Depressiva, como o tratamento psicológico e/ou tratamento farmacológico. O tratamento psicológico poderá ser feito através da Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), terapia com maior relevância ao nível da eficácia no tratamento da Depressão e também a mais investigada ao longo do tempo.
O tratamento farmacológico (o mais usado em Portugal) através de antidepressivos que atuam como inibidores seletivos. Devem ser usados tendo em consideração os efeitos secundários (alteração do pensamento/capacidade de raciocínio reduzida). A medicação atua exclusivamente nos sintomas Depressivos, o tratamento psicológico atua na causa da Depressão. Em caso de necessidade do tratamento medicamentoso é aconselhado o tratamento psicológico em simultâneo – para resultados mais eficazes e diminuição dos efeitos secundários.
Para quebrar estigmas o conhecimento é o nosso melhor aliado.
Se está a atravessar um momento em que se sente deprimido, não hesite, procure ajuda!
Apesar da escuridão – acredite que existe solução para si.
Se conhece alguém que está com sintomas depressivos, procura ser empático,
facilite a procura de ajuda especializada e por favor não lhe diga que é fraca, porque é preciso ser muito forte para sentir.
Conte com a nossa ajuda
Marque a sua consulta
Cuida de si com amor