Saúde Mental em tempo de Pandemia COVID-19

A pandemia COVID-19 está a ter um impacto, enorme, na vida de todos nós. Seguir as recomendações da Direção Geral de Saúde (DGS) é fundamental para reduzir a transmissão e  proteger a nossa saúde, a saúde da nossa família e de toda a comunidade.

É natural que durante este período possam surgir sentimentos/emoções de tristeza, frustração, cansaço, ansiedade e preocupação com a nossa saúde e dos nossos familiares/amigos, assim como face ao futuro financeiro e/ou profissional. Estas reações são comuns, devido à situação difícil que vivemos. Todos reagimos de formas diferentes a acontecimentos/mudanças, é importante estar atento à forma como a nossa mente se manifesta ao longo do tempo e como a nossa mente responde a todos estes desafios e obstáculos.

Como cuidar da saúde mental, em tempo de pandemia COVID-19?

 

  1. Rotina Diária. As nossas rotinas foram interrompidas, a cada momento surge um imprevisto/situação que muda totalmente os nossos planos. É momento de olhar para a “outra face da moeda” e encontrar atividades úteis (limpeza, culinária ou exercício físico) e atividades significativas que possam contribuir para o teu desenvolvimento pessoal, como ler, desenhar, bricolage, pintura, entre outras. Procurar alguma utilidade na nossa rotina diária é fundamental para nos manter ativos.
  2. Contacto Social. Manter as relações com as pessoas de quem confias é fundamental para o teu bem estar emocional. O contacto presencial é para evitar, por isso deves pensar em alternativas – chamadas, mensagens ou vídeo chamadas. Deixo a sugestão, porque não falar com um velho amigo que não vês à muito tempo.
  3. Apoio Social. Pensa como podes ter um impacto positivo na tua comunidade e ajudar quem precisa. Dentro das recomendações da DGS, procura estar envolvido em causas sociais. Vais fazer a diferença nos outros e irás sentir-te muito melhor.
  4. Fala sobre o que sentes. É natural que te sintas preocupada/o, assustada/o e com medo face à situação atual. É um momento difícil para todos, partilhar com os mais próximos irá proporcionar uma experiência de aprendizagem comum. Lembra-te que estamos todos no mesmo barco.
  5. Saúde física. A tua saúde física tem impacto na saúde mental, em momentos como este, parece mais fácil cair em padrões alimentares/consumos que parecem responder positivamente à nossa debilidade emocional, mas a longo prazo só irá agravar. Procura comer refeições saudáveis/equilibradas e beber bastante água, assim como dentro das possibilidades efetuar exercício físico. Porque não, aproveitar este momento para alterar velhos hábitos?
  6. Cuida do teu sono. A preocupação e ansiedade podem dificultar um sono tranquilizador e reparador, procura desligar-te dos ecrãs (telemóvel/tv) 1 hora antes de te deitares, bebe um chá e faz 5 minutos de respiração diafragmática (podes ver como se faz na publicação no instagram). Pratica e terás umas boas noites de sono.
  7. Concentra-te no que podes gerir. Gere o tempo em que te expões a notícias acerca do COVID-19, a exposição contínua aumenta os níveis de ansiedade. Filtra a informação importante face às medidas de proteção e assegura-te que as cumpres.
  8. Estabelece objetivos. Estabelecer objetivos e alcança-los permite uma sensação de controlo e propósito. Pensa em coisas que queres alcançar e que são possíveis de realizar diante as condições atuais (por exemplo um curso online).

 

Vão sempre existir dias em que nos sentimos menos bem, está situação destabilizou tudo ao nosso redor.

E estamos juntos nisto.

Vão sempre existir dias em que o medo intenso nos assalta.

E estamos juntos nisto.

Vão sempre existir dias em que nos apetece simplesmente desistir.

E estamos juntos nisto.

Vão sempre existir momentos em que só nos apetece chorar.

E estamos juntos nisto.

Aceitar a nossa angústia, é também  reparador. 

Estamos todos juntos nisto.

 

Cuida de ti com amor

Catarina Meireles

Deixar um comentário:

O seu email não será publicado.

Site Footer