Sem ideias do que oferecer neste Natal às suas crianças?

Nem sempre é tarefa fácil saber o que oferecer a uma criança. Por vezes, aquilo que a criança deseja não é o que gostaríamos de lhe oferecer e, outras vezes, o que é interessante do nosso ponto de vista não é do agrado da criança. Independentemente do motivo e, porque cada vez mais as crianças passam grande parte do seu tempo em frente aos ecrãs, torna-se necessário decidir com mais consciência e intenção, para que de facto a criança tenha oportunidade de desenvolver outros interesses e atividades que a estimulem a vários níveis, permitindo um desenvolvimento e crescimento mais global e saudável.

Na verdade, existem alguns pontos que podemos ter em consideração e que nos auxiliam nesta árdua tarefa:

  1. Conhecer os gostos e interesses da criança – é uma criança que costuma brincar sozinha ou prefere brincar acompanhada? Quais são as suas brincadeiras favoritas? É uma criança que prefere brincadeiras que exercitem mais o corpo ou a mente.
  2. Ter em atenção a idade ou a fase de desenvolvimento em que a criança se encontra – isto pode evitar, por um lado, que a criança fique frustrada e desista de brincar por não ser um brinquedo adequado à sua fase de desenvolvimento e, por outro, permite assegurar a segurança da criança.
  3. Oferecer um presente com intenção/ finalidade – eu quero que este presente vá estimular a criança a nível cognitivo, socioemocional, motor ou da sua linguagem? – neste ponto será importante refletir sobre qual destes domínios é aquele que poderá estar menos desenvolvido na criança, para que se possa estimular nesse sentido, ou em qual deles a criança manifesta maior interesse/se sente mais confiante, reforçando positivamente as suas capacidades e contribuindo para uma boa autoestima.
  4. Assumir responsabilidade e compromisso perante essa escolha – com este tópico pretendo consciencializar-vos para o facto de que mais importante que oferecer o presente, é estarem disponíveis para usufruir do mesmo com a criança. De que vale oferecer um jogo para vários jogadores se não vai estar disponível para jogar? Para quê oferecer uma bicicleta se não terá disponibilidade para acompanhar a criança?

Agora que refletiu acerca destas questões já terá provavelmente alguma ideia do que oferecer ou, pelo menos, está mais perto de descobrir. Para o/a ajudar também neste processo, vou partilhar algumas sugestões que considero interessantes e promotoras de um bom desenvolvimento infantil, como por exemplo: livros de histórias/ de colorir/ de atividades, puzzles, brinquedos de empilhar/encaixar, brinquedos associados ao movimento (triciclo, bicicleta, bola, etc.), instrumentos musicais, jogos de cartas/ tabuleiro, jogos relacionados com o desporto/dança/canto, plasticina/slime e brinquedos úteis ao “faz de conta” (bonecos, alimentos de brincar, cozinha de brincar, etc.).

Permita-me que o recorde de que não existem brinquedos de menina, nem de menino, existem brinquedos que contribuem para o desenvolvimento da criança.

Seja criativo/a e surpreenda!

Dra. Sara Freitas

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