5 dicas essenciais para melhorar a sua relação amorosa

Quando se trata da relação amorosa, por vezes vamos “deixando andar”. Ficamos entusiasmados com os estágios iniciais do amor, mas à medida que avançamos para a rotina do dia a dia, a bagagem pessoal começa a infiltrar-se, por vezes encontramos sentimentos feridos, omissão das emoções, conflitos, desilusão, entre outras.

Não há como negar: manter um relacionamento saudável ​exige dedicação. Quer estejam juntos há vinte anos ou cinco meses, todo relacionamento deve beneficiar de uma ação intencional para melhorar e manter o crescimento/desenvolvimento equilibrado.

 

relação amorosa

Partilho, cinco ingredientes que considero importantes para manter um relacionamento saudável:

 

Escuta ativa 

Escute ativamente a/o sua/seu parceira/o. Ouvir ativamente é diferente de ter um ouvido na TV/telemóvel e o outro na/o parceira/o. Reservar um tempo para comunicar de maneira significativa faz com que cada parceiro se sinta mais validado e importante. Faça perguntas, perceba como foi o seu dia, como se sentiu - demonstre interesse. 

Ter uma/um parceira/o que realmente nos escuta é a base de qualquer relacionamento saudável.

Passe "tempo a dois"

Passar um tempo sozinhos, sem interrupções ou intrusões, pode realmente fortalecer a conexão de um casal. A remoção de distrações pode melhorar a qualidade do tempo que passam juntos e dar espaço para se envolverem em atividades que trazem felicidade, tranquilidade e relaxamento. 

Sugiro que planeiem esse tempo, um jantar especial (mesmo que seja em casa), assistir a um filme ou um passeio juntos, atividades que possam "quebrar a rotina" e aumentar a ligação. 

Valide o outro

Não precisa de escrever uma carta de amor de três páginas (embora para também fazer sentido), mas podemos simplificar com "simples" comentários que reconheçam e validam a/o nossa/o parceira/o. Por exemplo após uma conversa dizer: “Obrigado por conversares comigo." ou "Agradeço-te por poder confiar em ti."

Expresse o quanto se sente grata/o pela companhia da/o sua/seu parceira/o, reconheça algo que ela/ele fez por si, pela sua família ou mesmo algo tão simples como a refeição que 
fez para si. 

Namore

O toque físico é ótimo, quando é leve e divertido aumenta a ligação íntima do casal. Abrace, acaricie, expresse e demonstre o que sente. Elogie a/o sua/seu parceira/o, relembre e/ou reforço o que mais a/o atrai. 

Fale abertamente  

A comunicação é crucial para um relacionamento saudável. Casais saudáveis ​​arranjam tempo para conversar um com o outro regularmente. Dedique alguns minutos por dia a falar de assuntos mais profundos ou mais pessoais para se manterem conectados.

Desentendimentos fazem parte de qualquer relacionamento amoroso, mas alguns estilos de comunicação são particularmente prejudiciais. Casais que usam comportamentos destrutivos durante discussões – como gritar, recorrer a críticas pessoais ou evitar/fugir da conversa  – são mais propensos a desenvolver relações tóxicas ou pouco saudáveis. Usar estratégias construtivas, como ouvir o ponto de vista do outro, compreender os seus sentimentos, entender que nem sempre têm que estar em acordo e focarem as atenções na procura de solução do problema e não em quem é mais/menos culpada/o - são as formas mais saudáveis para lidar com divergências.

Procure ajuda

A terapia de casal pode ajudar os casais a melhorar a comunicação e a encontrarem formas saudáveis ​​de superar o conflito. Desenvolver competências de comunicação, escuta eficaz e gestão de conflitos são algumas das ferramentas que permitem a manutenção de um relacionamento saudável. 

 

“Bons relacionamentos requerem dedicação.”

Cuide de si com amor

Catarina Meireles

Deixar um comentário:

O seu email não será publicado.

Site Footer