A importância de dormir bem

Certamente já ouviu falar sobre a importância de dormir bem para o seu bem estar e qualidade de vida. Apesar de ainda hoje ser investigado o impacto do sono na vida das pessoas, é já consensual que o sono é basilar para o bom funcionamento do nosso corpo e mente.  

Estudos sugerem que uma boa qualidade de sono previne o aparecimento da doença mental, nomeadamente perturbações do quadro depressivo e ansioso. O sono também desempenha um papel importante no processamento e regulação das emoções e stressores diários, tornando-nos notavelmente menos reativos/impulsivos. Nas crianças, o sono insuficiente está associado ao aumento da raiva, agressividade e comportamentos disruptivos. 

Além da nossa saúde mental, o corpo também beneficia da qualidade do sono. Estudos têm demonstrado consistentemente que dormir diariamente menos de seis ou sete horas por noite prejudica o funcionamento do nosso sistema imunológico e que, inversamente, dormir bem pode nos ajudar a prevenir infeções e evitar doenças. O sono também tem sido associado à redução do risco de problemas de saúde, como doenças cardiovasculares.

Não restam dúvidas, o sono permite que o corpo e mente se recarreguem, deixando-o revigorado. Sem sono suficiente, o cérebro não pode funcionar corretamente. Podendo prejudicar a estabilidade do humor, memória, criatividade, saúde física e/ou mental.

A importância de dormir bem

É recomendado para a maioria dos adultos, pelo menos 7 a 9 horas horas de sono diárias, necessário para as funções cognitivas e comportamentais adequadas. 

A importância de dormir bem
Horas recomendadas de sono

Como já vimos, o sono tem efetivamente impacto no nosso bem estar, por isso devemos estar conscientes da importância de cuidarmos da qualidade do nosso sono. Existem muitas ferramentas eficazes que podemos implementar em casa para melhorar o sono e usufruir dos seus benefícios.

Incluem (mas não estão limitados a):

  • Mantenha um horário de sono: tente ir para a cama e acordar aproximadamente no mesmo horário todos os dias, incluindo fins de semana. 
  • Ambiente para dormir: torne o seu quarto e cama o mais propício para dormir possível. Tenha roupas de cama confortáveis, uma temperatura ambiente adequada (relativamente fria) e remova dispositivos (como telefones e TV) que possam distraí-la/o do estado de  sonolência.
  • Evite a cafeína: a cafeína é um estimulante que pode permanecer no seu sistema por até 10 horas, prejudicando o sono.
  • Evite o álcool antes de dormir: embora se acredite que seja relaxante, o álcool na verdade prejudica o sono mais profundo, afetando a qualidade do sono.
  • Ritual da hora de dormir: Tente incluir tempo para relaxar na sua rotina de dormir. Evite esforço ou realizar demasiadas tarefas no final do dia. Relaxar antes de dormir pode incluir ouvir música relaxante, ler, beber chá ou um banho quente.
  • Não olhar para o relógio: Se está com problemas para adormecer ou preocupada/o se vai ou não dormir o suficiente (o que geralmente ocorre na insônia) evite olhar o relógio, uma vez que vai aumentar o seu stress/ansiedade e prejudicar na qualidade do seu sono. 

O tratamento para cuidar do sono e promover a sua qualidade está concentrado na sua higiene, através da aplicação de ferramentas na rotina diária, promovendo assim hábitos de sono saudáveis. No nosso país, são inúmeras as pessoas (de todas as idades) que tomam medicação para dormir, medicamentos que podem se tornar viciantes ao longo do tempo e menos eficazes. 

Como sociedade, precisamos de repensar como tratamos e priorizamos o sono.

Cuide de si com amor

Catarina Meireles

Deixar um comentário:

O seu email não será publicado.

Site Footer