4 passos para diminuir o STRESS e ANSIEDADE

10 segundos conscientes que vão diminuir o stress e ansiedade e melhorar a sua qualidade de vida. 

A consciência das nossas emoções e comportamento possibilita uma maior estabilidade e equilíbrio emocional, contribuindo para uma melhoria da nossa qualidade de vida. Uma forma que permite a conexão com as nossas emoções é o treino da atenção plena – Mindfulness.

O mindfulness assenta no princípio de uma atenção profunda na respiração. É através desta atenção que se consegue uma maior capacidade de foco no momento presente. A partir daqui evolui para o foco nos pensamentos, sentimentos e sensações associados ao presente, sem julgamentos.

Com a pratica de mindfulness, desenvolve uma maior capacidade de aceitação e gestão das emoções, assim como uma maior orientação para um comportamento mais assertivo e equilibrado. Diminuindo a possibilidade de um registo reativo, desajustado, em género “piloto automático”.

mindfulness é, então, um treino mental que ensina as pessoas a lidarem com os seus pensamentos e emoções. Ajuda uma pessoa a distinguir o pensamento útil do inútil que, em determinadas circunstâncias, chega a ser prejudicial.

 

4 passos para diminuir o STRESS e ANSIEDADE

 

Prática – PARAR

Uma forma de nos ligarmos às nossas emoções é praticar o PARAR.

A prática do PARAR pode ser utilizada várias vezes ao longo do dia.

As evidências sugerem que ajuda na regulação emocional, especialmente quando nos sentimos deprimidos, ansiosos, ou stressados. 

Como se faz?

1.º passo: Pare o que está a fazer.

2.º passo: Respire lenta e profundamente com os olhos fechados.

3.º passo: Observe a sua experiência tal como ela é – incluindo pensamentos, sentimentos, e emoções. Pode refletir sobre o que está na sua mente e também notar que os pensamentos não são factos, e que não são permanentes. Repare nas emoções presentes e na forma como elas estão a ser expressas no corpo. A investigação mostra que apenas nomear as suas emoções pode diminuir o volume do circuito do medo no cérebro e ter um efeito calmante. Repare no seu corpo.

4.º passo: Faça algo que a/o apoie no momento: fale com um amigo, beba uma chávena de chá, faça uma caminhada, abrace um familiar/amigo. Trate todo este exercício como uma experiência: Fique curiosa/o, permita-se durante o dia de simplesmente PARAR.

Convido-a/o a permitir-se todos os dias PARAR – não apenas quando se sente stressada/o ou ansiosa/o, mas como uma forma de cuidar de si, de autocuidado. Seja para sentir o sol a brilhar no seu rosto, reparar plenamente no sorriso de uma criança, ou sentir a tristeza no seu coração.

Uma das melhores formas de conhecer melhor as nossas emoções e assim cuidar delas é estar consciente das suas necessidades, é parar e observar os nossos sentimentos com curiosidade, gentileza e bondade. 

Como seria os dias, semanas e meses seguintes se começasse a PARAR mais vezes?

 

Cuide de si com amor

Catarina Meireles

Deixar um comentário:

O seu email não será publicado.

Site Footer